6 Dicas para uma Roadtrip segura

escrito por Gabriel Toledo 20 de fevereiro de 2019
6 Dicas para uma Roadtrip segura

Quem nunca sonhou em sair explorando o mundo em uma Roadtrip? Para isso é necessário focar no item mais importante da viagem… O CARRO

A partir do momento em que a decisão de viajar de carro por longos quilômetros é tomada, alguns cuidados devem ser levados em conta para garantir uma viagem segura. 

O carro passa a ser mais do que um meio de transporte. Vira armário, cozinha, cama e lar. Então, é preciso garantir o espaço, conforto, praticidade e a durabilidade do veículo. Focar no essencial e primordial para se manter na estrada: o carro em si. 

É importante que o veículo esteja preparado mecanicamente para toda a jornada. O condutor deve entende-lo e ter conhecimento da sua mecânica e funcionamento elétrico. 

Por isso, listamos seis pontos primordiais. Afinal, o objetivo principal do seu automóvel é te levar onde você deseja.

1 – Conheça o funcionamento básico do veículo

Entenda como funciona todos os sistemas existentes no seu carro, tenha noção da funcionalidade das peças e comece a analisar todo o seu funcionamento. 

Não hesite em procurar ajuda, converse com pessoas que tenham o mesmo modelo, vá a uma mecânica especializada e pesquise muito. Pois, a  Internet está aí para facilitar nossa vida. 

2 – Entenda os pontos fortes

Depois que dominar todo funcionamento do veículo, procure conhecer quais são os seus pontos fortes. Se é a tração ou, até mesmo, a fácil manutenção, por exemplo. Assim você saberá até onde é possível chegar com o carro e o que pode, ou não, fazer com ele. Isso te dará mais segurança e tranquilidade para passar por terrenos ruins ou enfrentar situações adversas.

3 – Entenda os pontos fracos 

Aqui devemos prestar muita atenção, nos prepararmos e ficarmos alertas. Tenha sempre em mente quais problemas você pode ter na estrada e não exija mais do seu carro além do que ele possa fazer. Entenda os seus limites e se mantenha atento aos pontos fracos. Eles são os grandes vilões em um Roudtrip. 

Mesmo que você nunca tenha feito grandes manutenções, saiba quais peças costumam quebrar e entenda como troca-las. Pois, isso te ajudará a argumentar com possíveis mecânicos, mal intencionados, ou até mesmo facilitar o trabalho de identificação do problema e resolve-lo.

4 – Tenha peças reservas e ferramentas básicas

Baseado nos pontos do tópico acima, tenha sempre itens reservas das peças que você identificou  que tem uma com grande chance de precisar de trocas ou reparos. Inclusive itens essenciais para o funcionamento do carro, como uma mangueira ou até mesmo uma bomba injetora. O importante é minimizar o risco de ter grandes paradas pelo caminho.

 As manutenções são facilitadas quando se tem peça reserva disponível. Mas claro, pense no que é primordial, afinal, ainda tem muita coisa pra caber no carro.

5 – Tenha controle dos “sinais vitais” do veículo

É importante adicionar dispositivos de controle e segurança. Tenha em mãos equipamentos que irão te permitir realizar o gerenciamento de itens vitais  do veículo e  garantir que não existam danos graves. Por exemplo, em um motor a Diesel, leve um dispositivo que mede a a temperatura da água do cabeçote, do nível da água de arrefecimento, pressão do óleo e da turbina. Assim, é possível analisar em tempo real como ele está se comportando e evitar danos permanentes ou gravíssimos no motor.

6 – Invista em uma boa revisão

Leve seu veículo a um bom profissional. Lembre que todo valor desembolsado, nesse caso, é um investimento. Pois, manutenções durante a viagem, tendem a ser mais caras e estressantes. 

Saia de viagem seguro, tranquilo e  focado em aproveitar tudo o que vem pela frente, sem ter sua paz tirada com possíveis negligencias na parte mecânica ou elétrica do seu veículo. Toda preparação da viagem demanda gastos, mas o principal é garantir que o automóvel irá te levar até o seu objetivo final. Esteja preparada e seguro pra que o caminho seja tão bom quanto a sensação de chegar ao destino final.

Lembre-se que, além de seguir todas estas dicas, é essencial contratar um seguro viagem para ter uma Rodtrip livre de procupações. A Assist Card possui dois planos diferenciais para viagens de longa duração: LONG STAY DAILY, para viagens de 61 a 364 dias; e o LONG STAY ANUAL, para 365 dias consecutivos em viagem.

Faça uma cotação com a Seguros Promo, parceira do Joshen. Com o cupom JOSHEN5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

JOSHEN5